segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

QUAL O CHAMADO DE DEUS PARA SUA VIDA?

QUAL O CHAMADO DE DEUS PARA SUA VIDA?

No decorrer da história Deus tem chamado homens e mulheres para livrar seu povo da aflição. Analisaremos o chamado de Deus para com: Moises, Gideão, Ester, Isaias, Jeremias e Paulo.

O primeiro dele encontra-se registrado no livro de Êxodo a partir do capítulo 3. A narrativa nos conta que Deus não havia esquecido seu povo, nem o ignorava deixando-o escravo no Egito, ao contrário, Ele estava preparando seu resgate, pois a aflição que o povo passava era demais e incomodava o Criador. Ele desceu para livrar o povo do sofrimento. Deus então chama Moises:

“VEM, AGORA, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito” (Ex. 3 -10).

Deus inicia um diálogo com Moises que diversas vezes tenta se esquivar deste chamado.

Não aprofundarei nesta discussão, nem na história toda por considerar que seja de conhecimento de todos que Moises foi ao Egito e, junto a seu irmão Arão, libertou o povo do Egito, abriu o Mar Vermelho... - Atentarei apenas ao chamado.

Seguindo a lista, Gideão, está registrado em Juízes 6-11:

O anjo do Senhor disse: “O Senhor é contigo, homem valente”.

Gideão respondeu: “se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isso? E que é feito todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém, agora, o Senhor nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas”.

Então, virou o SENHOR para ele e disse: “Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?” (v.12).

Este jovem também recusa, cria alguns argumentos...

No livro de Ester não encontramos em nenhum momento o nome de Deus, mas percebemos o mover de Deus. Ester não é vocacionada/chamada para nenhum ministério específico de salvamento, mas foi por intermédio dela que o povo de Israel foi salvo da terrível matança que seria provocada por Hamã, o qual foi enforcado por traição.

Ester foi instrumento de Deus, pois possuía características que agradou não apenas ao Rei Assuero, mas também a Deus. Ela era virgem, muito bela, e integra. Jovens meninas honrem a Deus com vossa pureza e com vossa beleza.

Isaias, diferentemente se ofereceu para a obra, em Isaias capítulo 6 a partir do versículo 8 lemos:

“Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: ‘a quem enviarei, e quem há de ir por nós?’ Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim”.

Jeremias foi convocado ainda no ventre, assim diz as escrituras (Jr 1-4,5):

A mim veio, pois, a palavra do Senhor, dizendo:
“Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, E, antes que saísse da madre te consagrei, e te constitui profeta das nações”.

Sobre Paulo, sua história inicia antes do capítulo 9 do livro de Atos, mas é neste capitulo que inicia a luta entre Saulo e Deus, na verdade Saulo se entregou, não brigou, nem argumentou contra, essa responsabilidade ficou para Ananías (9 - 3 a 16).

QUEM SOU EU PARA QUE OBEDEÇA AO CHAMADO DE DEUS?

Eu não sei falar, eu não passo de uma criança. (Jeremias)

Mas como?! Minha família é a mais pobre, e eu sou o mais novo. (Gideão)

Quem sou eu para ir falar com os governantes? – não tenho estudo, não tenho influencia política. Não estudei o suficiente para questionar qualquer coisa...

O que direi se me perguntarem quem me enviou? Quem é VOCÊ para me enviar? Mesmo que eu disser que foi Deus quem me enviou, eles não acreditarão!

Ah, Senhor! Eu nunca fui bem com as palavras, nem antes nem agora conversando contigo, sou gago? – sou tímido...

Senhor, falando sério, manda outro, eu não! (Moises)

Estou pronto. Pode me enviar. (Isaias)

Eu vou. Se tiver de morrer, morrerei. (Ester)

Mas Senhor, ele é perigoso! Sua fama é conhecida por todos! Não pode ser! (Ananias)

REFLITA:

Qual o propósito de Deus para sua vida? Qual é o chamado de Deus para sua vida? O que responderá para o chamado de Deus?
Texto de: Ademilson Dias Ferreira



http://www.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=2052942

Nenhum comentário:

Postar um comentário